Você está preparado para a Black Friday? Entenda como a data surgiu e quais as projeções para este ano.

A Black Friday está chegando! Em 2022, a data acontecerá no dia 25 de novembro, quando os consumidores vão às compras, tanto em e-commerces quanto em lojas físicas, para aproveitarem descontos mais vantajosos do que em outras épocas do ano.

A título de curiosidade, você sabia que a expressão Black Friday foi usada pela primeira vez em 1869, para descrever uma sexta-feira de crise no mercado financeiro? Na ocasião, houve uma tentativa de golpe que veio a falhar, no entanto ocasionou colapsos e perdas milionárias.

Pois é, e foi somente a partir da década de 80 que a Black Friday passou a ser o que conhecemos hoje: o período de grandes ofertas, que acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, aquecendo o consumo e iniciando as movimentações da temporada de compras do Natal!

Se você tem um e-commerce ou uma loja física e pretende participar da maior ação promocional do ano, reforçamos esses dados, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apontam projeções para a Black Friday 2022:

  • A campanha deste ano no Brasil deve fazer o comércio varejista movimentar R$ 4,21 bilhões;
  • A movimentação financeira acima, se confirmada, será a maior desde 2010, quando a Black Friday passou a fazer parte do calendário varejista brasileiro;
  • Quase metade das vendas previstas para o período devem ficar concentradas nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão) e de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 0,92 bilhão);
  • Pela primeira vez, a Black Friday acontecerá junto com a Copa do Mundo de Futebol e, claro, o aumento da oferta de itens promocionais relacionados ao tema, contribuirá para o incremento das vendas esse ano;
  • A Black Friday é a quinta data mais importante para o varejo brasileiro, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Agora, se você é consumidor e vai aproveitar os descontos da campanha, olha só que interessante:

De acordo com a diretora de negócios para varejo do Google Brasil, “Fazer melhores escolhas, em um momento desafiador, passa por comprar mais barato, mas principalmente comprar com qualidade”. Ou seja, com menos recursos financeiros esse ano, os consumidores buscarão ser mais assertivos no momento das compras durante a Black Friday.

Para ilustrar a tendência, perceba que, entre abril e julho de 2020, início da pandemia da Covid-19, as pesquisas do Google por produtos varejistas associados ao termo “barato” eram 53% maiores do que as ligadas à palavra-chave “melhor”. Hoje, as buscas por “melhor” já são 27% maiores que as por “barato”.

Aqui, vale reforçar que, mesmo com tantas ofertas tentadoras, o consumo consciente também cabe nesse período, viu? É importante pesquisar, comparar e verificar, detalhadamente, todas as especificações de produtos e serviços, em cada oportunidade de compra que você encontrar. Os sites a seguir, são ótimas ferramentas para esse objetivo, confira abaixo e boas compras!

Por último, uma dica que costumamos seguir também: a Black Friday pode ser uma boa oportunidade de adiantar e garantir preços mais em conta para as festas de fim de ano.

Fontes: Google Brasil, Infomoney e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Você está preparado para a Black Friday? Entenda como a data surgiu e quais as projeções para este ano.