Posicione a sua marca em um lugar de destaque: na mente do seu consumidor!

Definir o posicionamento de marca é uma atividade fundamental que vai orientar todas as ações da sua empresa. Além de diferenciá-la dos concorrentes no mercado.

Essa é uma atividade que começa dentro do negócio por meio dos valores, da cultura e do perfil dos colaboradores. Uma vez consolidada na empresa, ela deve ser comunicada e reforçada ao público. Com isso, ela tem o poder de criar fortes elos emocionais com os clientes e aumentar a fidelização.

Parece algo exagerado? Lembre-se como os clientes da Apple defendem a marca e os seus produtos. Eles chegam até acampar por dias na frente de lojas para vivenciarem o prazer de comprar um lançamento. Percebendo isso, você começará a entender o poder de uma marca forte.

Branding

É o processo que vai mapear e cuidar dos pontos de contato entre uma marca e seu público interno ou externo. O branding é um conjunto de estratégias responsável por conquistar e gerenciar uma posição única para a sua marca. De forma que ela transmita os valores, diferenciais e propósito do negócio.

É o posicionamento de marca que, na grande maioria das vezes, vai ditar a escolha de um cliente. Principalmente em casos de produtos ou serviços similares, a força da marca é o que acaba determinando a compra.

Como construir um posicionamento de marca

Oferecer um bom produto ou serviço atualmente não é mais suficiente para manter a sua empresa competitiva e alavancar vendas. O que realmente vai fazer a diferença é a maneira como a sua marca é vista pelos clientes. Além da forma como ela se relaciona com as pessoas.

Assim, o posicionamento tem como objetivo esclarecer o significado da marca. Reforçar como ela é exclusiva ou superior às concorrentes e comunicar os motivos pelos quais os consumidores devem escolhê-la também.

Nesse cenário, trabalhar uma estratégia de branding é determinante para criar vantagem competitiva. Com ele, é possível aumentar os níveis de fidelidade de clientes, potencializar o valor da marca e vender mais.

Pense nos valores da empresa

Reflita sobre quais são os aspectos intangíveis que a sua empresa não abre mão, como transparência, qualidade e honestidade.

Saiba quem são os públicos envolvidos

O posicionamento de marca precisa conversar diretamente com os clientes, com os funcionários e com os fornecedores. Ou seja, com todos os públicos envolvidos no seu negócio. Caso contrário, ele será apenas mais um daqueles protocolos que não saem do papel.

Para ser ainda mais efetivo nessa tarefa, não deixe de definir as personas do seu negócio. Esse é um importante guia para entender a fundo o perfil dos clientes e direcionar as estratégias de maneira certeira.

Valorize os seus diferenciais

Manter um relacionamento próximo com os clientes, oferecer experiências únicas ou desenvolver uma metodologia própria de trabalho. Esses são alguns exemplos de diferenciais que podem – e devem – ser valorizados pela sua empresa.

Mapear o que apenas a sua empresa entrega e reforçar para os públicos constantemente é essencial!

Esclareça quais são seus produtos e serviços

A definição da arquitetura de marca e do portfólio de produtos/serviços da sua empresa é fundamental. Parece uma atividade sem importância, mas a maioria das empresas não conseguem responder com clareza a uma simples pergunta: o que fazemos?

Uma arquitetura de marca bem estruturada possibilita aos consumidores entenderem quais são os produtos e serviços oferecidos, ajudando-os a organizá-los em sua mente.

Essa tarefa também é essencial para analisar as possíveis oportunidades de extensão de marca e de linha. Ela permite analisar estrategicamente quais novos produtos e segmentos de mercado poderiam ser abordados.

Defina uma voz e seja consistente

Basicamente, a sua marca deverá assumir uma personalidade única e que deverá permear todo o negócio. Os valores e a voz da sua marca devem ser mantidos e relembrados a todo momento. É essa consistência que será a grande responsável por fixar o posicionamento em um lugar de destaque: na mente do seu consumidor.

Por fim, lembre-se de dedicar alguns momentos para rever o branding da sua empresa. Essa ação permitirá avaliar se a imagem e o posicionamento de marca realmente estão seguindo o caminho desejado ou se precisa ser reavaliado.

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